Madeira: Circulação de ar na secagem e seus efeitos

Basicamente a secagem de madeira depende fortemente de três variáveis, as quais quando bem controladas determinam o sucesso ou fracasso de uma boa secagem. Estas variáveis são temperatura, umidade relativa e circulação de ar.
A circulação de ar depende exclusivamente da capacidade dos ventiladores e do espaçamento entre as peças, popularmente conhecido no meio madeireiro como tabicamento.


No sistema de ventilação, motores e pás dos ventiladores, pouco pode ser alterado após o projeto e construção dos secadores. Geralmente as intervenções neste ponto se resumem a ângulo das pás e verificações do sentido de giro.

Gerenciador de Secagem de Madeira - EcoPower
Gerenciador de Secagem de Madeira – EcoPower


Já no tabicamento as intervenções são diversas, cabendo aqui desde aumento da altura e largura dos tabiques, quantidade de tabiques utilizados por pilhas, a opção pelo uso de uma ou mais camadas de madeira e alinhamento das pilhas.
Via de regra as intervenções são feitas buscando sempre aumentar a quantidade de madeira disponível ao processo. Porém, em muitos casos vemos que a maior quantidade de madeira em secagem não gera um volume maior de madeira mensal, uma vez que a baixa circulação de ar acarreta em tempos maiores de ciclos e volumes significativos de madeira que retornam ao processo de secagem, pela desuniformidade na secagem.

Controlador Semiautomático de Secagem de Madeira Marrari New SMUT
Madeiras Tabicadas


A regra que norteia a quantidade ideal de ar na saída das pilhas é dividida em dois grupos. As madeiras de secagem rápida e menor densidade como o Pinus sp. Devem possuir uma velocidade de ar entre 3 a 4 m/s na saída das pilhas. Já madeiras densas com ciclos longos a velocidade ideal está entre 1 a 2 m/s.


A forma correta de medir a velocidade de ar é com o auxílio de um medidor denominado anemômetro. Esta medição deve ser realizada ao longo de todo secador e em ambos sentidos de giro.

Autor: Ricardo Uchoa – Coordenador Técnico – Marrari Automação

Quer saber como controlar e gerenciar a ventilação de suas estufas? Conheça nossos equipamentos!

EcoPower – Gerenciador de Secagem de Madeira

New Smart – Controlador de Secagem de Madeira

New Easy – Controlador de Secagem de Madeira


2 respostas para “Madeira: Circulação de ar na secagem e seus efeitos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *