Graphic designer in gaming industry talking detail with his colleague analyzing 3d design level explaining production creative ideas. Game creators working at videogame illustration in company office

Umidade: a importância das receitas em medidores de umidade Marrari

Umidade - 24/05/2022

A medição da umidade do material, tem os mais diversos motivos, vão de controlar o recebimento de um fornecedor, analisar se o processo está de acordo com as especificações propostas, diversos fins que os medidores de umidade Marrari atendem.

Em específico os medidores portáteis M65, M71, M75 e M75D, tem em seu funcionamento as receitas, uma curva que relaciona o valor da perturbação do campo eletromagnético emitido pelo sensor do equipamento, chamado de “bits”, com o valor da umidade do material. Com essas informações, a Marrari desenvolve uma curva de funcionamento para o material, por meio de uma equação linear que atenda com confiança a conversão necessária de número de bits para umidade.

FIGURA 1 – FUNÇÃO PARA CALIBRAÇÃO NO SOFTWARE UMIDATA®

Umidade: a importância das receitas em medidores de umidade Marrari

Ao criar uma receita, o equipamento vai estar operando no máximo de sua capacidade, lhe fornecendo dados precisos e confiáveis, lembrando, que tal receita pode ser sempre aprimorada, com a inclusão de dados, tal curva tem um incremento, sendo possível trabalhar em uma faixa de umidade maior, tanto quanto com uma precisão maior.

As receitas proporcionam uma nova perspectiva para utilização dos medidores Marrari, com aplicações para medição de umidade de papel, erva-mate, papelão, lâminas de madeira, uma infinidade de possibilidades, que podem fazer a diferença em seu processo.

FIGURA 2 – MEDIDOR M-71 OPERANDO COM RECEITAS

Umidade: a importância das receitas em medidores de umidade Marrari

Em casos em que o cliente não possui a estrutura necessária para realizar o procedimento em suas dependências a criação das receitas é feita pelo laboratório de calibrações e ensaios da Marrari Automação, o Umilab, e caso possua, nossa equipe de Pós-vendas dá todo suporte e treinamento necessário, para que seja possível extrair o máximo do seu equipamento.

FIGURA 3 – ESTIMATIVA DE ERRO RECEITA MATERIAL

Umidade: a importância das receitas em medidores de umidade Marrari

Quando o procedimento é realizado pelo Umilab, você receberá um relatório contendo todas as informações, faixas de umidade, incertezas do processo, todas as variáveis que podem interferir na precisão da leitura do seu equipamento, e ainda tem uma estimativa de erro de leitura, tendo em mãos informações que vão tornar a leitura da umidade do seu material, cada dia mais rápida, precisa e confiável.


Bruno Daldin Leite

Engenheiro Industrial Madeireiro – Universidade Federal do Paraná (2021)

Inspetor de Ensaios Metrológicos – UMILAB

4
Chat
1
Olá tudo bem?
Como podemos te ajudar hoje?
Send this to a friend