O que é um sistema SCADA?

Tecnologia: o que é um sistema SCADA?

Engenharia - 08/03/2022

Um supervisório SCADA (Supervisory Control And Data Acquisition ou, em português, Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados) é uma plataforma modular de software desenvolvida com base nos conceitos da Indústria 4.0. Sua interface funciona a partir da ligação de sistemas com diversos equipamentos instalados no chão de fábrica, geralmente CLPs (Controladores Lógicos Programáveis), por meio dos quais é possível reunir diversos dados.

O SCADA é utilizado para acompanhar etapas, configurar, armazenar informações e disponibilizar recursos para intervenção manual ou automática. Além de coletar dados, o sistema também permite a visualização e a supervisão de informações, assim como a criação de relatórios de performance.

Os sistemas supervisórios lançam mão de equipamentos, sensores, drivers, servidores e atuadores que controlam todos os processos de uma planta de produção industrial, seja qual for o segmento de atuação. Alguns exemplos de variáveis analisadas e controladas pelo SCADA são: pressão, vazão, temperatura, nível, tensão, peso, umidade e corrente.

Supervisório SCADA Gráficos
Supervisório SCADA Gráficos

Além disso, o SCADA foi desenvolvido com tecnologia machine learning (aprendizado de máquina, em português), que ajuda a prever erros futuros no maquinário, evita paradas de produção e reduz o uso da energia elétrica, além de diminuir o refugo de material em processos diversos por meio de um controle fino.

Para exemplificar de forma prática o que é e como funciona um supervisório SCADA, sugerimos um exercício: imagine que em uma indústria que fabrica ferramentas para o setor da construção civil há uma máquina que, toda vez que conclui a produção de uma peça, aciona uma luz para informar o operador sobre o fim do processo. Este simples, mas eficaz, circuito exemplifica um dos mais modestos supervisórios SCADA que existiam no mercado.

Atualmente, com o avanço da tecnologia e da Indústria 4.0, temos à nossa disposição sistemas mais complexos e capazes de monitorar diversos dispositivos de forma automatizada e remota.

É importante ressaltar que em todo o mundo os sistemas SCADA são encontrados em uma gama infindável de aplicações e em segmentos industriais diversos, do setor madeireiro ao alimentício, passando por usinas de geração de energia, nas quais o SCADA é capaz de detectar o fluxo de corrente e a tensão da linha, além de monitorar os dispositivos de proteção e seccionamento, podendo realizar desligamentos caso seja necessário. Ainda, ele controla os geradores, as turbinas e a energia elétrica gerada pelo sistema.

Os supervisórios SCADA também podem ser utilizados em ETAs (Estações de Tratamento de Água) e ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto), em caldeiras industriais para vapor e energia, na automação predial e residencial e na gestão de diversas máquinas em uma única tela.

No caso da indústria de manufatura, esses sistemas são amplamente difundidos no gerenciamento de produção, assim como no controle dos inventários para a produção just in time, regulando os equipamentos automatizados e robôs e monitorando o processo e a qualidade.

Engana-se, contudo, quem restringe a utilização do SCADA na iniciativa privada. Diversas gestões públicas, de grandes cidades brasileiras e no exterior, têm usado os supervisórios de processos para a resolução de problemas de mobilidade urbana. As prefeituras trabalham com sistemas que auxiliam na regulação da eletricidade de metrôs, trens e ônibus, bem como na automatização de vagões de metrô, sem se esquecer, é claro, da gestão de semáforos inteligentes em cruzamentos tanto nas periferias quanto nas regiões centrais das cidades.

Assim, se você é um gestor ou até mesmo CEO de uma indústria que precisa se automatizar e economizar tempo e dinheiro, os supervisórios de processo SCADA são aquilo que “o médico receitou”, pois são ágeis, intuitivos e resultam no aproveitamento inteligente de capital humano, com foco na redução de falhas e gargalos produtivos.


Conseguiu entender para que serve um software SCADA?

Que tal então fazer uma demo gratuita por 30 dias com o suporte da Marrari do nosso próprio sistema SCADA, o PSi4?

Acesse o botão abaixo e solicite seu demo ainda hoje!

3
Chat
1
Olá tudo bem?
Como podemos te ajudar hoje?
Send this to a friend