Biomassa: a energia do futuro

Biomassa: a energia do futuro

Biomassa - 27/09/2021

               A biomassa vem se tornando cada dia mais a energia do futuro devido aos desenvolvimentos tecnológicos que acontecem diariamente o consumo de energia mundial cresceu aproximadamente 50% de 1995 até o ano de 2020, a princípio este dado aparenta ser positivo, pois nos leva a entender que a nossa sociedade está proporcionando acesso a condições de vida e trabalho melhores. Porém em nosso modo de vida atual, isto é um benefício que não está se tornando sustentável, consumimos mais do que somos capazes de produzir, a oferta de energia não será mais capaz de suprir a demanda daqui alguns anos, principalmente as que são movidas por combustíveis fósseis.

Biomassa: a energia do futuro
Figura 1 –  Consumo mundial de energia por tipo de fonte. Panorama histórico 1995 – 2000. Fonte: Statistical Review  of World Energy 2021 | 70th edition – British Petroleum.

               A diminuição da oferta do petróleo, que antes dado como um recurso infinito, mostra uma grande vulnerabilidade que possuímos, apresentando-se como uma fonte de energia cada vez mais necessária de ser substituída. Outro fator é o impacto ambiental que é causado no consumo e na extração de combustíveis fósseis, os desastres ambientais em locais das retiradas destes recursos, junto com a liberação de dióxido de carbono vem trazendo mudanças evidentes e permanentes no meio ambiente que botam em risco o nosso futuro.

               Contudo o mundo já está ciente destes problemas, por esta razão há tempos já estão sendo procuradas alternativas para tornar obsoleto aquilo que vem se apresentando prejudicial, através de pesquisas, investimentos e inovações tecnológicas a transição para um mundo mais verde começa a ser colocada em pauta e cobrado pelos diversos setores da sociedade.

               O gráfico a seguir mostra que anteriormente à pandemia do COVID-19 as fontes de energias não renováveis já deixavam de apresentar crescimentos em seus consumos, enquanto as energias de fontes renováveis mostram que na nossa realidade está conquistando o seu espaço e só tende a mostrar dominância, trazendo esperança para aqueles que se preocupam pelo bem de todos.

Biomassa: a energia do futuro
Figura 2 – Fonte: Autor. Dados: Statistical Review of World Energy 2021 | 70th edition e Full report – BP Statistical Review of World Energy 2019.

               Os motivos de adquirir outras fontes de energia não são somente o impacto ambiental e o aumento do consumo, mas também há por trás objetivos estratégicos e financeiros, a dependência de uma única fonte de energia nos deixa reféns do mercado e a disponibilidade, alguns exemplos de como isto afeta a todos é a baixa oferta de petróleo que eleva o preço dos barris, a seca diminui a geração nas hidrelétricas aumentando o valor das tarifas, os sistemas de captação de luz solar sofrem devido os períodos de geração de energia, sendo necessário investir um alto capital dependendo do uso. A diversidade de fontes energéticas contribui no amortecimento das imprevisões de um segmento de mercado, garantindo tranquilidade para aqueles que investem em sua segurança.

               De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA – International Energy Agency), os investimentos financeiros em produção de energia limpa irão praticamente dobrar no período de 2025 até 2030, comparado à 2015 até 2020, mostrando forte tendência e crença neste mercado. Quem desde já coloca suas fichas na utilização dos renováveis como fonte de energia conseguirá obter uma enorme vantagem competitiva diante seus concorrentes, como conhecimento, profissionais treinados e infraestrutura adequada, tudo através da experiência antecipada do uso destes recursos frente aos seus competidores.

Biomassa: a energia do futuro
Figura 3 – IEA, Annual average energy investment in power in the Sustainable Development Scenario, IEA, Paris https://www.iea.org/data-and-statistics/charts/annual-average-energy-investment-in-power-in-the-sustainable-development-scenario

               Mas para quem não deseja ficar de fora, fica a pergunta por onde começar? Para resolver este problema há uma série de requisitos que auxiliam no esclarecimento em onde se deve investir na geração de energia, características ambientais como emissão de componentes nocivos, disponibilidade, características técnicas como eficiência da transformação de energia em outras formas de trabalho e até financeiras como a viabilidade de implementação no local de uso.

                A biomassa é considerada a energia do futuro pois é um recurso que vem se mostrando altamente competitiva nesta mudança de matriz energética, por ser limpa, renovável, apresentar na natureza em grandes quantidades além de outras características.

                A aquisição de biomassa pode ser feita praticamente em qualquer lugar, no setor florestal, agrícola, pecuário, urbano e industrial. Fornecedores deste recurso não é o que falta. E devido a sua capacidade de ser renovável, a escassez será algo que jamais será motivo de preocupação.

                Utilizar biomassa como fonte de energia auxilia no aumento da eficiência dos recursos naturais, um resíduo como a serragem na produção de madeira serrada passa a ter um valor agregado, possibilitando ganhos financeiros que antes eram inexistentes. E para melhorar a eficiência energética destes produtos que praticamente não sofreram transformações, os desenvolvimentos tecnológicos permitem o desenvolvimento de biomassa em outros produtos, como biogás, bio-óleos, briquetes, pellets, etc. Há uma enorme diversidade de aplicações que permitem escolher o método mais adequado para a finalidade pretendida e os recursos disponíveis.

                Além dos benefícios financeiros, a utilização da biomassa como fonte de energia entra nas políticas de emissão de carbono neutra, pois todo o dióxido de carbono emitido durante a combustão é recuperado através do crescimento de novos vegetais, provando ser uma excelente solução para evitar o crescimento das mudanças climáticas.

                Mas para se adaptar ao emergente mercado energético do uso da Biomassa como energia do futuro, é necessário possuir cautela e conhecimento para que não se cometa equívocos, portanto procure por nossas soluções ou então entre em contato conosco da Marrari Automação, em razão de que podemos lhe oferecer o melhor suporte para sanar as dúvidas e proporcionar equipamentos que oferecem os controles mais sofisticados para a sua produção, transformando aquilo que uma vez que já foi resíduo em um produto de alto valor agregado.

Frederico Ramon Machado Teixeira

Discente de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR.

Laboratório Umilab da Marrari Automação Industrial

Conheça mais sobre as soluções para a indústria da geração de energia e biomassa clicando abaixo:

1
Chat
1
Olá tudo bem?
Como podemos te ajudar hoje?
Send this to a friend