Automação de Caldeiras Industriais – EcoSteam

Sistema de automação de caldeiras industriais que gera melhoria da eficiência energética, segurança e economia além de relatórios e alarmes.

Tecnologia: Controle industrial e sua importância Quero um orçamento

Automação de Caldeiras Industriais - EcoSteam

O que é a automação de caldeiras EcoSteam?

O EcoSteam é a solução Marrari para automação de caldeiras industriais para geração de energia eficiente e constante. Gerando assim economia nas formas de otimização do uso do material de queima como também na redução de emissão de gases.

Este sistema permite uma automação completa da caldeira industrial, atuando sobre todos os comandos principais, bem como, sobre todos os equipamentos periféricos de suporte da caldeira:

  • Controle de Níveis
  • Controle da movimentação da Biomassa
  • Descarga de Fundo
  • Sistemas de Limpeza

Como ele otimiza e melhora os processos?

Com a automação da caldeira oferecido pelo sistema de controle do EcoSteam, o processo atinge um alto nível de eficiência por contar com rotinas avançadas de controle e gerenciamento, que fazem uso de análise multi-variáveis afim de se garantir um controle de alta precisão. O sistema possui ainda módulos auxiliares de análise do histórico dos sensores e atuadores baseados em Machine Learnig, que permitem a detecção de falhas de forma antecipada. Assim evitando futuras paradas da caldeira que resultaria em consequência numa parada da produção.

Por que automatizar a minha caldeira?

A automação de uma caldeira industrial, com o uso de um sistema como o EcoSteam, é uma opção cada vez mais popular entre empresas que buscam melhorar a eficiência energética, reduzir custos operacionais, aumentar a segurança e conformidade regulatória, além de melhorar a disponibilidade e confiabilidade da planta.

Automatizar uma caldeira significa controlar e monitorar todo o processo de produção de vapor de forma precisa e eficiente, utilizando tecnologias avançadas de controle e instrumentação. Isso garante que a caldeira opere em seu nível ideal, com consumo de combustível otimizado e máxima eficiência energética.

Além disso, a automação permite que os operadores monitorem o desempenho da caldeira em tempo real, o que pode ajudar a identificar rapidamente quaisquer problemas e tomar medidas corretivas antes que eles se tornem mais sérios. Isso reduz a necessidade de manutenção corretiva e aumenta a disponibilidade da caldeira, garantindo que a produção possa ser mantida de forma consistente e confiável.

E o sistema vai além: para deixar você, sua caldeira e sua equipe ainda mais conectados, o sistema utiliza o Telegram, para disparar alertas, falhas e relatórios em um grupo com você, sua equipe e a caldeira para que vocês estejam sempre a parte de tudo que está acontecendo na operação e não perder nenhuma porcentagem de eficiência energética.

Quais são os benefícios de automatizar uma caldeira industrial?

  1. Aumento da eficiência energética: é possível otimizar o processo de queima de combustível, garantindo que a caldeira opere na sua capacidade máxima e consuma apenas a quantidade necessária de combustível para atender a demanda. Isso pode levar a uma redução significativa nos custos de energia, onde já constatamos reduções de até 10% de redução de custos. O sistema também prevê a indicação do fator de conversão da relação de tonelada biomassa X tonelada vapor gerado, facilitando a visualização da eficiência e performance energética da caldeira.
  2. Redução de custos operacionais: a automação pode reduzir os custos operacionais, minimizando as necessidades de manutenção preventiva e corretiva. Além disso, a automação permite que os operadores monitorem o desempenho da caldeira em tempo real, o que pode ajudar a identificar rapidamente quaisquer problemas e tomar medidas corretivas antes que eles se tornem mais sérios.
  3. Aumento da segurança: é possível monitorar e controlar com precisão as variáveis do processo, como a pressão, a temperatura e a vazão. Isso reduz o risco de falhas operacionais, como explosões ou vazamentos de gases tóxicos, aumentando a segurança dos operadores e da planta.
  4. Maior confiabilidade e disponibilidade: garante que a caldeira opere dentro dos limites de projeto, minimizando as chances de paralisações não programadas. Isso significa que a produção pode ser mantida de forma consistente e confiável, aumentando a disponibilidade da caldeira e melhorando a eficiência geral da planta.

Como a automação de caldeiras se integra com os equipamentos Marrari?

O sistema EcoSteam, roda sobre a nova Plataforma PSi4, que foi desenvolvida sob os conceitos da Indústria 4.0, permitindo uma total integração com todos os equipamentos instalados na planta e disponibilizando estas informações a todos os usuários, a qualquer hora em qualquer lugar, via computador ou via dispositivos mobile. Além de é claro se integrar em sistemas já disponíveis na planta, reduzindo custos na implantação.

E POR QUE UTILIZAR OS softwares MARRARI?

Nossos equipamentos são otimizados para a sua empresa! Criamos meios de melhorar o desempenho dos processos produtivos sem ter perda excessiva utilizando métodos como a OEE e a Indústria 4.0. Assim criando um ambiente de produção mais eficaz, produtivo e moderno!

Caso queira saber mais sobre nós e notícias do mundo da automação, acesse nosso blog, facebook ou linkedin.

GARANTIA

A Marrari oferece garantia de 6 meses para todos os seus sistemas e equipamentos para garantir que o seu processo sempre esteja o mais produtivo o possível!

Realize um diagnóstico da sua biomassa gratuitamente para ter mais eficiência e economia!

A Marrari realiza gratuitamente um diagnóstico para quem trabalha na geração de energia e vapor com base nessa fonte energética para que você saiba e aprenda como utilizar ela da maneira mais eficiente e econômica possível, oferecendo soluções, metodologias, ideias e mais para que o seu processo fique ainda mais eficiente. Acesse o link abaixo para saber mais e agendar o seu diagnóstico gratuito!

Características Gerais do EcoSteam

Simplificação da operação da caldeira

Esta característica tem como objetivo resolver problemas crônicos no uso de caldeiras:

  • Confiabilidade nos Operadores;
  • Quantos Operadores se tem?
  • Em quantos se pode confiar?
  • Existe dependência do operador master?
  • Painel de controle user-friendly;
  • Indicação por cores dos status dos comandos;
  • Indicação pontual dos comandos em falha;
  • Gráficos rápidos para consulta do histórico das grandezas/comandos, facilitando a investigação de ocorrências;
  • Possibilidade de criação de novos alarmes/eventos pelo próprio usuário;
  • Vários tipos de alarmes já na versão standard, cobrindo todos os sensores e comandos da caldeira;
  • Comandos baseados muito mais em tendências, de que simplesmente no status atual da caldeira, gerando com isso em estabilidade da pressão, economia do consumo, aumento da eficiência da caldeira;

Rotina de descarga de fundo inteligente:

  • Vários modos de operação;
  • Descarga em fila, nunca executando duas descargas ao mesmo tempo;
  • Check da pressão e do nível de água antes dos acionamentos das válvulas;
  • Check de descarga executada;
  • Alarmes de falha de descarga;

Supervisório de fácil utilização, programação e visualização

  • Sistema escalável, permitindo a implementação de novos sensores/atuadores;
  • Criação de telas customizadas, podendo também coletar dados de outros sistemas (quando disponível a conexão com estes outros dispositivos);
  • Conexão com outros sistemas, por exemplo, as fontes de consumo de vapor para a caldeira já se preparar antecipadamente para uma condição futura de consumo;
  • Disponibilidade dos dados em SQL Server;
  • ED’s / SD’s / EAN’s / SAN’s Configuráveis, permitindo a troca destes canais em caso de queima, bastando trocar o canal queimado por um canal que esteja livre;
  • Sistema de notificações via Telegram, permitindo a criação de grupos com os operadores da caldeira + a própria Caldeira;

Biomassa: eficiência energética, como aumentar?

Depoimento: Reduzindo custos com o EcoSteam – Reflorestadores Unidos

Com o EcoSteam, a Reflorestadores Unidos no Rio Grande do Sul conseguiu produzir muito mais vapor utilizando menos biomassa, fazendo uma economia de mais de 10% por mês devido a venda do material excedente e na maior eficiência energética da caldeira.

Depoimento de nosso cliente da Reflorestadores Unidos sobre o EcoSteam dado pelo coordenador de PCP e estufas Maicon.

YouTube video

 

Vantagens do EcoSteam

Operação Automática da Caldeira
Operação Automática da Caldeira
Estabilidade na Geração de Vapor
Estabilidade na Geração de Vapor
Melhor Qualidade do Vapor
Melhor Qualidade do Vapor
Economia de Combustível de até 10%
Economia de Combustível de até 10%
Redução de Gases Poluentes
Redução de Gases Poluentes
Aumento da Vida útil do Equipamento
Aumento da Vida útil do Equipamento
Históricos com Registro Total da Operação do Sistema
Históricos com Registro Total da Operação do Sistema
Alertas via Supervisório, CLP, E-mail e Celular
Alertas via Supervisório, CLP, E-mail e Celular

Perguntas frequentes

  • Preciso instalar algo físico para o EcoSteam funcionar?

    Não, o sistema é baseado totalmente em software, porém é necessário que sua caldeira tenha as saídas dos sensores necessárias para que a comunicação ocorra de maneira compatível. Assim gerando dados reais sem erros.

  • Como que o EcoSteam gera economia?

    Com a otimização do processo de alimentação da caldeira, você consegue utilizar apenas o necessário para manter ela funcionando na pressão e temperatura ideal. Fazendo com que você economize na aquisição e na queima da biomassa.

  • Ele realmente melhora a segurança da minha caldeira?

    Com certeza, do mesmo modo que a otimização dela gera economia, a automação cria e gerencia rotinas de segurança para que sua caldeira opere de maneira ideal. Assim então evitando problemas como rupturas ou até mesmo explosões.

  • Qualquer um pode instalar este software?

    Sim e não, o recomendado é que seja instalado por alguém autorizado ou técnico da Marrari.

  • Quero comprar, mas quais métodos de pagamentos a Marrari aceita?

    O orçamento que você pode fazer aqui pelo site ou WhatsApp é totalmente gratuito e sem compromisso, mas caso queira adquirir um dos sistemas, softwares ou medidores da Marrari, é possível fazer pelos seguintes métodos de pagamentos:

    • Por boleto, á vista ou á prazo.
    • Pelo BNDES.
    • PIX.
    • Depósito Bancário.
    • Cartão de Crédito em 4x sem juros ou 12x com juros.
    • Linhas de Crédito.
    • Linhas de Crédito Exclusivas para o Agronegócio. 

Sustentabilidade

Nossos equipamentos, além de oferecerem vantagens competitivas e financeiras, também auxiliam o meio ambiente, como:
Redução de emissões de gases por meio da otimização do uso de biomassa.

Redução de emissões de gases por meio da otimização do uso de biomassa.

Reduzimos o desperdício de material em diferentes processos com controle fino.

Reduzimos o desperdício de material em diferentes processos com controle fino.

Melhor aproveitamento das matérias-primas com automatização e gestão automática dos processos.

Melhor aproveitamento das matérias-primas com automatização e gestão automática dos processos.

Auxilia nas decisões ecologicamente corretas, devido aos dados oferecidos pelos nossos equipamentos.

Auxilia nas decisões ecologicamente corretas, devido aos dados oferecidos pelos nossos equipamentos.

Ajuda a utilizar a matéria-prima no tempo certo, com sua medição de umidade para melhor aproveitamento.

Ajuda a utilizar a matéria-prima no tempo certo, com sua medição de umidade para melhor aproveitamento.

Reduz tempos no processo produtivo, agilizando o processo e utilizando menos energia e biomassa para queima.

Reduz tempos no processo produtivo, agilizando o processo e utilizando menos energia e biomassa para queima.

Quero um orçamento
Chat
1
Olá!
Como podemos ajudar?
Send this to a friend