Madeira: O grupo PET e seu manual da madeira

O PET constitui-se em um Programa de Educação Tutorial orientado pelo princípio da indissociabilidade da tríade universitária. O Programa pretende envolver os seus integrantes num processo de formação integral, propiciando-lhes uma compreensão abrangente da sua área de estudos a partir do incentivo ao engajamento em atividades acadêmicas, extracurriculares e de integração com a sociedade. O grupo  PET de Engenharia Industrial Madeireira  iniciou suas atividades em dezembro de 2010, a partir do edital Nº 09 – PET 2010 – MEC/SESu/SECAD, tendo como fundador o Profº Dr. Ivan Venson. 

Em 2017, este grupo dedicou-se  a uma pesquisa coletiva, que buscou incentivá-los no desenvolvimento da interpretação de textos e escrita científica. Onde cada petiano conduziu sua pesquisa com o auxílio da estrutura dos laboratórios, de pesquisas bibliográficas e coletas de imagens. Como resultado desta pesquisa elaborou-se este manual.

O intuito desta obra é contribuir com a formação acadêmica dos graduandos em Engenharia Industrial Madeireira e áreas afins. O livro não tem o objetivo de substituir bibliografias já consagradas e utilizadas nas diferentes disciplinas dos cursos, mas pretende somar-se e proporcionar mais informações.

A ideia central deste livro é apresentar os conceitos fundamentais relacionados a qualidade da madeira utilizando linguagem acessível, prática e dirigida ao público acadêmico dos primeiros períodos. Proporcionando aos leitores a possibilidade e o estímulo de visualizar os conceitos de uma maneira mais simples.

Autora: Profa. Dra. Mayara Elita Carneiro – Tutora do grupo PET EIM  – Universidade Federal do Paraná


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *