Geral: Influências dos ajustes de controle para máquinas e equipamentos

Todo processo industrial, cujo controle é exercido por máquinas e equipamentos automáticos, buscam o ajuste do processo a partir de valores de controle pré-determinados ou dinâmicos, de acordo com cada processo em análise.

Em processos com sistemas de controle de maior simplicidade, a abertura e fechamento dos elementos de controle são realizados de forma direta, abrupta e apresentam variações significativas em torno do valor de referência. Porém, em processos de alta periculosidade, ou que exijam condições muito específicas de controle, faz-se necessário o investimento em elementos de controle de alto custo, que garantam o ajuste fino no processo, sem acarretar perdas produtivas ou riscos adicionais.

 Em processos como a secagem, onde a busca do controle da temperatura ambiente e umidade relativa são fundamentais, todo esforço direcionado ao ajuste do sistema irá refletir no processo, seja por tempo, dinâmica ou resultados obtidos no produto final.

No entanto, sendo este um setor com capacidade de investimentos limitados, são necessárias soluções simples que adequem elementos de controles de baixo custo, levando os mesmos a desempenhos otimizados.

Exemplo 1 – Gráfico de um ciclo de secagem sem controle ajustado

No exemplo 1, demonstrado acima, é possível observar a grande oscilação da temperatura, no gráfico identificado pela cor vermelha, em relação ao valor de referência, sendo o traço da cor preta ao fundo.

Após os devidos ajustes da configuração do sistema, sem a necessidade de intervenções físicas ou substituição de peças e acessórios, foram obtidos os resultados demonstrados no exemplo 2. Toda melhoria do controle é feito via software do sistema de automação MR 500 da empresa Marrari Automação Industrial, com a aplicação correta de índices de controle e configurações do sistema.

Exemplo 2 – Gráfico de um ciclo de secagem durante ajustes no controle

Exemplo 3 – Gráfico de um ciclo de secagem com ajustes no controle definidos

Com os devidos ajustes realizados no programa e a correta configuração de todos elementos de controle as oscilações são reduzidas e por vezes eliminadas. Além de melhorar os resultados obtidos com a secagem outros elementos são preservados e tem durabilidade aumentada, tais como bombas de água, tubulações e geradores de vapor, reduzindo as despesas com manutenções e intervenções nestes elementos dos sistemas.

Autor:

Eng. Ricardo da Rosa Uchôa

Eng. Industrial Madeireiro e Eng. De Segurança do Trabalho

Coordenador Técnico na empresa Marrari Automação Industrial


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *