Engenharia: IoT, o futuro da Internet das Coisas já começou!

Engenharia - 03/05/2019

A utilização da internet progrediu muito nos últimos 20 anos, no início do compartilhamento virtual de dados não se imaginava as possibilidades de comunicação que essa tecnologia traria. Diversos benefícios para a sociedade ao redor do planeta foram alcançados em função da internet, sendo ela em diferentes áreas e setores.

Algo que a internet trouxe de enorme ganho foi a disponibilidade de comunicação em tempo real, seja uma conversa por voz ou vídeo, um documento ou alguma informação. A velocidade de acesso aos dados e informações produzidos ao redor do planeta se tornou mínima em comparação a demora antes da popularização dessa tecnologia, já que deviam ser transportados fisicamente.

Hoje, com o foco no avanço da internet das coisas (em inglês: Internet of Things, abreviadamente, IoT) estamos desbravando um novo universo de possibilidades para novos benefícios da internet, trazendo para produtos já existentes uma nova funcionalidade e produtos inovadores graças a capacidade de acesso remoto e maior facilidade de aquisição de dados. Por exemplo existem geladeiras, televisões, equipamentos de iluminação, de segurança e de saúde que com a integração deles numa rede sem fio tornam uma casa inteligente. E por serem soluções mais tecnológicas, cômodas, funcionais, acessíveis e pessoais, estão a cada dia mais comuns.

Além do uso da IoT de forma pessoal e residencial, existem muitas outras áreas em que estão sendo criadas soluções. Como em industrias, que setores ou maquinas necessitam de acompanhamento constantes e rápidos, o uso de equipamentos ligados a rede para adquirir um maior número de dados de sensores monitorando parâmetros importantes e possibilitar um controle remoto humano ou automatizado trazem muitas vantagens. Com eles é possível aumentar a confiabilidade, precisão e velocidade das ações a serem tomadas. Dessa forma diminuindo os gastos e elevando a qualidade do produto/serviço, facilitando a gestão dos recursos e da produção ou até sendo a única solução pratica devido à dificuldade que o processo ou infraestrutura local impõem. A Marrari, tendo a missão de sempre oferecer soluções inovadoras, não fica atrás nessa questão. Já possuímos tecnologias implementadas envolvendo comunicação sem fio, e nossa equipe de engenharia está trabalhando na pesquisa e desenvolvendo de novos produtos para melhor atender nossos clientes. Fique atento à nossas noticias para receber mais novidades sobre os produtos que iremos lançar!

Equipamento desenvolvido pela Marrari com comunicação sem fio.

Tem alguma dúvida a respeito de nossos produtos e serviços? Entre em contato!

Também confira nossos equipamentos!

Autor: Matheus Picussa – Engenharia – Marrari Automação

Chat
1
Olá tudo bem?
Como podemos te ajudar hoje?
Send this to a friend